BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

domingo, 14 de dezembro de 2008

Gasolina 100% Economia

Bons motoristas são tranqüilos, e dirigir tranqüilamente economiza combustível. Pequenas mudanças na sua maneira de dirigir podem resultar em economia substancial de gasolina e dinheiro. Você pode ficar no controle ao colocar em prática as seguintes orientações.
Controle as emoções
Há uma tendência em deixar as emoções afetarem o dirigir. Se você estiver muito esfuziante ou nervoso, acalme-se antes de pegar o volante. Motoristas sob emoção intensa estão mais aptos a se envolver em atos que desperdiçam gasolina (e trazem riscos): acelerar forte, patinar pneus e coisas piores.

Aquecer ou resfriar o interior antes de entrar no carro

Evite ligar o motor e voltar à mesa para tomar o café, de maneira a aquecer o interior, no inverno, ou resfriá-lo, no verão, só por questão de conforto ao entrar no carro. Combustível está sendo usado com o veículo parado, além de poluir desnecessariamente o ar.

Encha o tanque somente quando necessário

Não faz sentido parar para abastecer quando ainda há bastante combustível no tanque. Deixe abaixar para cerca de 1/4. Paradas extras desperdiçam tempo e manter mais combustível que o necessário no carro representa peso a mais. Um litro de gasolina pesa cerca de 0,75 kg, e quanto mais peso você carrega, mais combustível você gasta.

Mas há exceções: com o clima extremamente frio (que não é o caso do Brasil), manter o tanque quase cheio minimiza a condensação (ou seja, água) que pode se formar no tanque. Condensação em excesso pode promover o congelamento dos tubos de combustível e outros problemas.

Outros casos dependem do seu padrão de dirigir. Se você percorre longas distâncias em horários irregulares, condições arriscadas ou em clima extremo, é do seu interesse manter um bom suprimento de gasolina no tanque. Esteja pronto para o inesperado. Isso vale para os carros flexíveis em combustível quando abastecidos com álcool, que se esvai mais rapidamente do que com gasolina.

Abastecer em manhãs frias

Líquidos expandem quando aquecidos, e isto inclui a gasolina. Desta forma, você consegue um pouco mais pelo mesmo valor ao comprar gasolina quando ela está mais densa, mesmo que a bomba mostre o mesmo total.

Abasteça ao longo do caminho

Não faz sentido sair da rota ou fazer uma viagem especial só para poupar alguns centavos por litro. Utilize postos localizados próximos ao seu trajeto.

A exceção é durante períodos de aumento rápido de preços. A diferença poderia somar mais do que apenas centavos. Então preste atenção ao preço atual na sua área e observe os postos que oferecem o preço mais competitivo.

Conheça a octanagem correta do seu carro

A marca da gasolina não faz diferença para o motor do seu carro. Mas a sua octanagem correta é essencial.

A octanagem não tem nada a ver com a qualidade da gasolina. O cálculo da octanagem indica a resistência do combustível à "batida de pino" ou detonação. É o som metálico que você pode ouvir quando acelera muito rápido ou sobe uma ladeira. Isto pode ser seguido de auto-ignição, situação na qual o motor continua a funcionar ou dar estouros na admissão depois de desligado (embora esse fenômeno não ocorra nos motores a injeção). A batida de pino severa ou auto-ignição por um período longo podem danificar as peças do motor.

Não há vantagem em usar uma gasolina de octanagem mais alta que o necessário para prevenir a batida de pino. Na verdade, os carros modernos possuem controles computadorizados projetados para ajustar o avanço da ignição e outras funções do motor para manter a batida de pino sob controle. Assim sendo, a menos que você ouça algo fora do normal, provavelmente está usando a octanagem correta para seu carro.

Apenas uma pequena porcentagem dos carros exige combustível premium. Estes são geralmente luxuosos ou esportivos com motores de alto desempenho ou aqueles equipados com turbocompressores ou compressores.

No Brasil, a gasolina comum ou comum aditivada tem 95 octanas e a premium, 98 octanas, independente da bandeira do posto. Somente a gasolina Podium, exclusiva da Petrobrás, tem maior octanagem: 102 octanas. Esses números de octanas correspondem ao padrão RON, que é adotado na Europa e e em todos os países da América do Sul.

Quanto maior a altitude, mais baixo é o requesito de octanagem. Vê-se isso, nos EUA, refletido na bomba: em grandes altitudes o número de octanas é mais baixo um ou dois dígitos para a gasolina do mesmo grau em altitudes menores. Geralmente, quanto mais quente a temperatura do ar ou mais baixa a umidade, maior deve ser a octanagem.

É fundamental consultar o manual do proprietário para descobrir a octanagem correta para o carro. Algumas fábricas também colocam essa informação em um adesivo na parte interna da portinhola ldo bocal de abastecimento.

Observe que o manual do proprietário pode indicar uma determinada octanagem como "recomendada" ou "requerida". A octanagem "recomendada" é geralmente a da gasolina comum, mas o manual pode dizer também que é possível pode optar pela gasolinapremium, obtendo melhor desempenho e menor consumo. O manual vai dizer isto.

Bem recentemente, em 2007, foram lançados no Brasil o Honda Civic Si e o Volkswagen Golf GTI, em que o manual explica que com gasolina premium o desempenho aumenta.

Estados Unidos, vários países europeus e latino-americanos têm uma gasolina comum cuja octanagem é 91 RON. A maioria dos carros atuais pode funcionar com essa gasolina, embora o desempenho seja prejudicado e o consumo de combustível aumente. Mas não haverá danos ao motor. Isso também vem indicado no manual do proprietário.

Seu carro vai andar bem se você decidir não seguir a recomendação de usar gasolina premium e você notará que um pouco de potência foi sacrificada em função de uma octanagem mais baixa. Entretanto, se uma octanagem particular for "requerida", use-a.

À medida que a quilometragem do veículo aumenta, o requerimento de octanagem pode aumentar devido ao acúmulo de depósitos de carvão na câmara de combustão. Isto continua até que um nível estável seja alcançado, geralmente a cerca de 25 mil quilômetros. O requisito para a octanagem estabilizada pode ser de 3 a 6 pontos mais alto quando o carro é novo. Um combustível premium ou grau médio pode ser recomendável para prevenir a batida de pino. Mas isso só é aplicável aos carros sem gerenciamento eletrônico do motor, do qual já falamos.

Nas bombas dos postos no exterior, uma etiqueta mostra a octanagemda gasolina. Quanto mais alta a octanagem, mais você vai pagar. Use a octanagem correta e você vai economizar. Relembrando, no Brasil são três octanagens: comum/comum aditivada, 95 octanas; premium, 98 octanas; e Podium, 102 octanas.
Há algo mais que você pode fazer para poupar gasolina enquanto dirige? Sim, há! Confira na próxima seção como obter dicas adicionais sobre o aproveitamento de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger